Apresentação

O I CIMFOR ocorrido em junho de 2016 no Campus Realeza PR da Universidade Federal da Fronteira Sul teve como objetivo reunir estudantes das licenciaturas, professores da Educação Básica e do ensino superior, pesquisadores e a comunidade em geral para refletir e discutir sobre a memória como fonte para o estudo da constituição da docência, especialmente no sudoeste e oeste do estado do Paraná. 


O evento contou com uma mesa redonda composta por um pesquisador da região oeste do Paraná que apresentou resultados de investigações que trataram sobre a formação de professores destacando o papel pioneiro desenvolvido pela Associação de Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) que em parceria com a Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) promoveram um importante projeto de formação continuada de professores. Outro participante trouxe relevantes contribuições para o estudo da docência na região sudoeste paranaense e por último tivemos a presença de uma pesquisadora que realizou um interessante estudo na área de fronteira entre estudantes brasileiros e argentinos do ensino superior. Paralelamente à programação das atividades houve a exposição de fotos sobre a história escola na região sudoeste que reuniu fotografias das décadas de 1950 a 1990.


O objetivo do evento foi promover as discussões sobre a formação de professores do sudoeste que ainda se encontra em fase embrionária. Além disso, ampliar esse debate procurando envolver todos os possíveis interessados, especialmente os alunos dos cursos de licenciatura da universidade e da região, pois estão diretamente envolvidos com o tema.


O CIMFOR foi uma iniciativa do Grupo de Pesquisa (Trans)formação Inicial, Permanente e Continuada de Professores: processos teóricos metodológicos da ensinagem (TRIPEC) que desde o ano de 2013 vem desenvolvendo pesquisas sobre formação de professores a partir da memória e da epistemologia da prática docente.

CONGRESSO INTERNACIONAL DE MEMÓRIA & FORMAÇÃO DOCENTE –  CiMFor

Rua Edmundo Gaievisk, 1000 - Zona Rural, Realeza - PR, 85770-000

ISSN 2595-7708

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now